terça-feira, 11 de maio de 2010

Abaixo a vermelhidão

Você já ouviu falar sobre a rosácea? Pois muita gente tem e nem sabe. Ela é uma erupção inflamatória crônica, caracterizada por feridas e vermelhidão na face e no nariz e permanece no rosto por longos períodos. Como você pôde notar, ela lembra aquele inchaço e vermelhidão na pele causados pela exposição da face ao sol.

"Na maioria das vezes, ela aparece em mulheres entre 30 e 50 anos, brancas, com pele oleosa e predisposição genética", explica a médica dermatologista Paula Penna. Segundo ela, a rosácea pode piorar com o uso de cremes oleosos, sol, calor, bebidas com cafeína ou alcoólicas e banhos muito quentes.

O tratamento tradicional é à base de antibióticos, mas agora já é possível tratar as pessoas com uma terapia fotodinâmica. Primeiro, o médico aplica um creme que age no rosto por algumas horas e em seguida o paciente é exposto a uma fonte de luz azul ou vermelha que tem atividade antibacteriana.

O resultado, ou seja o clareamento da pele, aparece já na primeira aplicação, mas dependendo da área afetada podem ser necessárias outras aplicações. “Como o problema é crônico, a terapia não garante que a rosácea não aparecerá novamente, mas certamente vai melhorar o aspecto e aliviar os sintomas”, completa a Drª. Paula Penna.

Fonte:
Drª. Paula Penna é médica dermatologista formada pela Escola Paulista de Medicina, fellowship em câncer de pele pela Thomas Jefferson University, na Filadélfia.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog