segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Escolhidos os looks vencedores do concurso Futuro: A Moda em 2050

Catástrofes ambientas, tecidos e roupas inteligentes capazes de captar energia limpa e renovável, e designs arrojados. Pelo resultado do concurso cultural Futuro: A Moda em 2050, tudo isso terá muito a ver com as tendências que estarão em alta daqui a 40 anos.
Vera Tedesco, Simone Rieckes, e a dupla Nathalia Lund e Luiza Neves são as criadoras dos looks vencedores (respectivamente, da esquerda para a direita na foto). Todas são alunas do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas e conquistaram como prêmio a oportunidade de desfilar mini-coleções próprias na próxima edição do Moda Pelotas Outono – Inverno 2011.

Os looks foram eleitos entre dez finalistas através da média entre a votação popular realizada pela internet, no site clicRBS Pelotas, que captou mais de 600 votos, e a votação do júri técnico, formado pela coordenadora do curso de Moda da UCPel Aline Machado, pelo produtor de eventos e instrutor de manequins André Guerra (organizador do Moda Pelotas), pelo jornalista da RBS TV e designer Rafael Lopes, pela professora da UCPel e designer de moda Lilian Fetzer e pela designer de moda pós-graduanda Mabel Carúccio.
Na opinião consensual dos jurados, os três looks sintetizam questões importantes que possivelmente vão servir de inspiração para a moda nas próximas décadas, e as criadoras deles conseguiram traduzir através das roupas os conceitos imaginados nos projetos.
No 17º Moda Pelotas, ano que vem, elas poderão mostrar até onde vai essa criatividade no desenvolvimento de outros looks, já que as mini-coleções a serem apresentadas na passarela terão a mesma temática desafiadora.
Projetos vencedores

1º lugar – Vera Tedesco
Combinação de saia e blusa em vinil, tecido de algodão tingido com chá, rendas e fitas nas cores preto e tons de terra (nude).
Inspiração no futuro caótico: “Se a poluição nas águas, desmatamento e o aquecimento global continuarem crescendo teremoços 2050 na obscuridade com terra seca, barro e árvores sem folhas.”

2º lugar – Simone Rieckes
Vestido em tafetá com organza nas cores azul e amarelo
Inspiração nos avanços tecnológicos, especialmente em formas de captar a energia solar. “Precisamos agir conscientes e proteger o nosso planeta, precisamos usar métodos naturais como a energia solar e capturá-la através de sensores paineis, e porque não também capturá-la através das roupas?”

3º lugar – Nathalia Lund e Luiza Neves
Combinação de blusa e saia balonê em tafetá com e sem elastano nas cores branco e grafite.
Inspiração no design de carros futuristas, com destaque os volumes que modelam a silhueta. “O futuro é um ponto de interrogação. É um território de incertezas, desconfianças e temores pois traz o desconhecido que muitas vezes assusta. O futuro comporta todas as possibilidades podendo ser entendido como uma projeção de fatores sonhados, prentendidos e incógnitos.”

Por: Bianca Zanella
Foto: Nauro Júnior
Fonte: Clic RBS Pelotas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog