quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Justiça determina suspensão de aulas em cidade gaúcha

A cidade de Canguçu tem destaque no site da Globo G1. Confira a matéria que foi publicada nesta quarta-feira (19).

Decisão foi resultado de pedido da Prefeitura de Canguçu.Município decretou emergência por causa da nova gripe.

A Justiça determinou a suspensão das aulas das escolas estaduais localizadas em Canguçu (RS), até 31 de agosto. Segundo nota do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a decisão atende a uma solicitação do município. O prefeito Cássio Luiz Freitas Mota decretou situação de emergência por causa da nova gripe.


O TJRS informa que a juíza Fernanda Pinheiro Tractenberg, da Comarca de Canguçu, "considerou a questão como sendo de saúde pública". Para a magistrada, “não se mostra suficiente que apenas as escolas municipais interrompam suas atividades, cabendo uma ação conjunta de toda a rede de ensino, não havendo razões para que o estado não proceda de tal forma, tendo em vista que a situação ainda não se encontra sob controle”. Ainda de acordo com o TJ, boletim do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas aponta que “na região Sul do estado o pico da epidemia da gripe A(H1N1) se dará na segunda quinzena do mês de agosto de 2009”.
Decreto
O decreto da situação de emergência por causa da nova gripe, em Canguçu, foi publicado no "Diário Oficial" na segunda-feira (17). Segundo o texto oficial, estão proibidos eventos onde há aglomeração de pessoas e visitas a pacientes internados em unidades de saúde. Além disso, a recomendação é para que os moradores evitem viajar.

As servidoras municipais grávidas estão liberadas do serviço.

Mortes
Na terça-feira (18), o Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou 368 mortes em decorrência da nova gripe. Os números se referem a casos registrados até 15 de agosto. De acordo com o governo federal, do total de pessoas que morreram, 185 tinham algum fator de risco, incluindo a gestação, o que representa 50,3%. Além disso, dentre os mortos, 46 eram mulheres grávidas(12,5%).

Fonte: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1272476-16726,00-JUSTICA+DETERMINA+SUSPENSAO+DE+AULAS+EM+CIDADE+GAUCHA.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog