terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vitaminas

Quando comemos (proteínas, carboidratos e gorduras), uma grande variedade de substâncias entra em nosso corpo para nos fornecer energia e manter os tecidos. Essas substâncias realizam suas funções por meio de reações químicas. Isso não seria possível, no entanto, sem a ajuda de vitaminas.

Encontradas em vários alimentos e bebidas, as vitaminas agem como catalisadores ao acelerarem tais reações. Quando temos deficiência de alguma vitamina, nosso corpo não consegue desempenhar essas funções normalmente, o que nos deixa doentes. Pense da seguinte maneira: se a água é o óleo do corpo, as vitaminas são como a vela que faz a gasolina dos carros entrar em ignição.

As vitaminas se dividem em dois grupos e são definidas pelos materiais nos quais se dissolvem. Vitaminas solúveis em gordura dissolvem na gordura, e o excesso é armazenado em tecidos adiposos. Como são distribuídas lentamente pelo corpo, não precisamos repô-las todos os dias. As vitaminas solúveis em gordura incluem a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas solúveis em água, por outro lado, dissolvem na água e são eliminadas do corpo pela urina, o que explica por que é importante repô-las diariamente. As vitaminas solúveis em água incluem o complexo de vitaminas B e a vitamina C.

Além de em alimentos como frutas e vegetais, as vitaminas também podem ser encontradas em forma de suplementos: pílulas ou líquidos.

Fonte: saude.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog