terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Auto-hemoterapia

Auto-hemoterapia é uma prática homeopatia ligada a isoterapia, que consiste na recolha de sangue a partir de um vaso sanguineo, e administração desse sangue por via intramuscular à própria pessoa.


Foi introduzida no Brasil pelo médico brasileiro Licínio Cardoso, e consistia originalmente em aquecer o sangue até a temperatura de 37 °C, por 24 horas, dinamizá-lo e aplicar injeção intramuscular. A quantidade de sangue, frequência da administração e duração das aplicações depende da doença a ser tratada.. Esta prática tem sido usada com a intenção de curar ou limitar a progressão de várias doenças, que de acordo com relatos de casos pessoais, incluem hipertensão, diabetes, malária e hepatite B, entre outras.

A auto-hemoterapia encontra-se rodeada em polémica. O argumento de vários defensores da prática baseia-se em relatos de pessoas que garantem ter atingido a cura graças ao uso da auto-hemoterapia, enquanto que os seus críticos apontam para a inexistência de estudos que demonstrem a sua eficácia e segurança. A falta de respaldo científico é reconhecida pelos próprios defensores do metodo.

De acordo com a legislação brasileira, apenas um médico especialista em hemoterapia ou hematologia (ou outro profissional devidamente reconhecido para este fim pelo Sistema Estadual de Sangue) pode responsabilizar-se por procedimentos hemoterapêuticos. OConselho Federal de Medicina proíbe aos médicos brasileiros a utilização de outras práticas terapêuticas não reconhecidas por essa comunidade científica, como é presentemente o caso da auto-hemoterapia, que, assim, não pode ser considerada um tratamento médicono Brasil.

A auto-hemoterapia consiste num tipo de trasfusão autóloga (para si próprio) de sangue, e assim como qualquer outra transfusão traz em si um risco, seja imediato ou tardio, devendo, portanto, ser criteriosamente indicada. A ausência de indicações comprovadas é parte do motivo pela qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira (ANVISA) considera o uso da auto-hemoterapia uma infracção sanitária, e sujeita os envolvidos às penalidades previstas na lei.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Auto-hemoterapia

12 comentários:

Anônimo disse...

Achei interessante esta matéria, pois mesmo sendo proibido eu faço, e não vejo mal algum só vejo melhoras!
Adorei saber mais sobre isto!
Ah, e o blog ta lindo...
beijos

Anônimo disse...

o que transforma isso em ilegal ou "proibído" é a máquina do Capitalismo, os grandes produtores de remédio não estão nem aí para os consumidores de remédio, num querem nem saber se eles ficam curados ou ficam mais dientes, o que acontece é que eles só querem lucrar, e se bobear quando estão doentes usam esse método milagroso.... É assim, o governo já deu um "basta" nesse tratamento para evitar a queda das empresas bioquimicas, assim que funciona o capitalismo, se leu esta mensagem, procure ver como você está sendo desbeneficiado com o Cap. está tudo ao seu redor, abra os olhos.

Anônimo disse...

doentes*

Anônimo disse...

A auto hemoterapia tem ajudado muitas pessoas a se recuperar de inúmeras doenças.
É melhor entender-mos como funciona isso no organismo humano antes de criticar!!!!
É mais fácil um medicamento quimico nos fazer mal do que nosso próprio sangue.

Anônimo disse...

Porque a Comunidade Medica e as autoridades da area de saude, ao inves de criticar, nao promovem estudo cientifico sobre a auto hemoterapia a fim de descobrir o que nela provoca o bem estar de tanta gente que tem usado essa pratica?

Unknown disse...

Estou pronta pra ser cobaia!

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se alguém já fez a AH para MELASMA e, caso psitivo, se obtve algum resultado.
Obrigada!
Mirley

sandra disse...

na minha casa tinha uma vaca com muitas verrugas enormes, um amigo veio aq e fez a hemoterapia nela. E não é, que a vaca ficou com o pelo lisinho em pouco tempo. ô vaca boa de leite. ela nos deu muitos filhotes,e nunca tivemos problemas com ela. Então não faz mal.

Unknown disse...

Concordo com o que o segunda pessoa disse.Não tem ninguem interessado em que as pessoas fiquem curadas,ao contrario,os laboratórios lucram muito com as pessoas doentes.então eles condem toda pratica natural que esta ajudando as pessoas,eu conheço várias pessoas que esta fazendo esse tratamento e obteve melhora logo na segunda semana.Portanto mal não pode fazer!!!!

Carlos Carvalho disse...

Onde estão os cientistas brasileiros? Eles só sabem proibir. Estão fazendo pesquisa na área? Ou estão esperando os Americanos e Europeus registrarem a patente da Auto-Hemoterapia e depois cobrarem os royalties? Ciência não é religião, é necessário pesquisa. Não custa nada pesquisar, não é senhores. Pode-se ver que os candidatos a cobaias não faltam. Arregacem as mangas, mostrem que vocês servem prá alguma coisa. Pesquisem pelo menos a Auto-Hemoterapia. NÓS, cobaias, estamos aqui a nível nacional.

Anônimo disse...

Situação da Auto-hemoterapia no Brasil:

http://www.youtube.com/watch?v=dQ4Bj-5ARL0

Este documentário retrata a atual situação da Auto-hemoterapia no Brasil. Órgãos de saúde no país "ainda" insistindo em desabonar a auto-hemoterapia. E a realidade é bem diferente, pois conceituados profissionais e "milhares" de testemunhos "comprovam" a inocuidade e eficácia da terapia.

Outros vídeos sobre a auto-hemoterapia:

http://www.youtube.com/worldautohemotherapy

Anônimo disse...

olá!! será que alguem q fez auto hemoterapia ja se curou do melasma? me ajudem?ro fazer estou ansiosa pra saber, pois quero fazer AH.

Arquivo do blog