sábado, 24 de janeiro de 2009

Câncer de Mama

O câncer de mama feminino tem 95% de chance de cura, se o tratamento for feito precocemente. No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer informam que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer de mama e os números não param de crescer.
Nosso corpo é formado por células. Algumas vezes, essas células podem crescer mais do que deveriam. Esse crescimento pode ser apenas um cisto, não apresentando risco imediato para a pessoa. Mas esse crescimento descontrolado das células pode ter características especiais. Nesse caso, é chamado de câncer de mama e deve ser tratado o mais rapidamente possível.

Sintomas do Câncer de Mama

O câncer de mama não dói. O principal sintoma é o próprio caroço no seio – detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por uma mamografia. Outros sintomas de câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na forma do mamilo, alteração do tamanho ou da forma do seio, pele do seio mais esticada ou abaulada em algum ponto, vermelhidão ou outra alteração na pele.

Se ao consultar o médico, ele suspeitar de câncer de mama, um pequeno pedaço do caroço será retirado para que seja examinado. Esse procedimento é chamado de biópsia e revela informações necessárias para que o médico e você decidam o que fazer – se é câncer, qual o tipo e outras informações importantes. Com esses dados é possível escolher o tratamento a ser feito.

Prevenção do Câncer de Mama

Por ser um câncer altamente curável, é importantíssimo detectar o câncer logo que ele apareça. Examinar todo mês o próprio seio pode detectar muitos casos iniciais. Em visitas regulares ao médico também é possível descobrir um nódulo suspeito. Mamografias anuais são indicadas para mulheres acima de 40 anos, ou para as mais novas caso tenham casos na família.

Não se sabem as causas exatas do câncer de mama. Possíveis culpados, como a terapia hormonal, são motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Recomenda-se uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Evitar o excesso de álcool, manter o peso correto, praticar exercícios e técnicas de relaxamento podem manter o organismo saudável como um todo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog