quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mulheres buscam acupuntura para tratar a cefaléia

Pesquisa realizada pelo Instituto Kioshi e Makoto de Terapias Orientais, no Rio de Janeiro, revela que é cada vez maior o número de mulheres que procuram alívio para a dor de cabeça na ponta das agulhas. Segundo levantamento realizado entre 20 de maio e 20 de junho nas cinco unidades do Instituto, 80% dos pacientes que chegam aos consultórios para tratar a cefaléia são mulheres entre 17 e 30 anos.

O sexo feminino prevalece quando a queixa é dor de cabeça. De acordo com os estudos médicos, as mulheres são três vezes mais vulneráveis à enxaqueca do que os homens, devido à mudanças hormonais e ao sistema reprodutivo. Segundo o diretor do Instituto, Prof. Kioshi Kikuti, a acupuntura é bastante eficaz no tratamento para a dor de cabeça, uma vez que o estímulo das agulhas em pontos específicos, como a nuca, trapézio, braços e parte do abdomen, proporciona um equilíbrio energético em todo o organismo. "O estímulo das agulhas resulta na produção de substâncias que agem sobre os neurotransmissores, restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas, além de produzir analgésicos internos, como as endorfinas", explica Kioshi, eleito em 2005 referência na América Latina em medicina alternativa.

Além do tratamento com agulhas, o especialista em terapias orientais dá dicas práticas para aquelas pessoas que desejam aliviar a dor de cabeça. Ao aparecerem os primeiros sinais, deve-se pressionar firmemente o ponto IG4 ou "grookoku", que fica entre o dedo indicador e polegar, por três segundos. O próximo passo é intercalar o aperto nas duas mãos, em uma série de vinte vezes. Outro truque é pressionar com o polegar o ponto central da cabeça durante cinco segundos e também os pontos ao lado dos olhos, em movimentos circulares, no sentido horário. Quando a dor de cabeça estiver suave, o conselho que o especialista dá é massagear a cabeça, com leves batidas, para estimular a circulação.

Fonte: http://www.belezaestetica.com/materias/vendo.asp?ID=121

Nenhum comentário:

Arquivo do blog