domingo, 29 de março de 2009

BURSITE

É a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. Os locais mais afetados são: Ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Ela ocorre mais no ombro devido à grande quantidade de bursas ali existentes.


Entre as causas estão possíveis traumatismos e infecções, lesões por esforço, uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite e gota. O paciente sente dor e restrição dos movimentos, podendo haver formação de edema.

Tratamento

O tratamento inclui o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos da área afetada. Casos mais graves podem passar por intervenção cirúrgica.

Evitar a automedicação é fundamental, já que os analgésicos podem ser contra-indicados para grávidas e pessoas com histórico de úlcera. Um último alerta: pressão no peito e dor que se reflete por braços e costas podem indicar problema cardíaco e não bursite. Nesse caso, é preciso procurar rapidamente assistência médica.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog