ENXAQUECAS SÃO CRISES DE DOR DE CABEÇA DE INTENSIDADE MODERADA / GRAVE , GERALMENTE UNILATERAIS , LATEJANTES E HABITUALMENTE ACOMPANHADAS DE NÁUSEAS, VÔMITOS, INTOLERÂNCIA À CLARIDADE , BARULHO E CHEIRO. APRESENTAM UMA PREVALENCIA DE 16% NAS MULHERES E DE 6 % DOS HOMENS . SÃO MAIS FREQUENTES NAS MULHERES, TENDO SEU INÍCIO NA PUBERDADE E SE EXTENDEM HABITUALMENTE POR TODA VIDA FÉRTIL. PODEM APRESENTAR GRANDE MELHORA DURANTE AS GESTAÇÕES E APÓS A MENOPAUSA. AS CRISES TEM FREQUÊNCIA VARIÁVEL, DURAM POR HORAS OU ATÉ DIAS, PODENDO ALCANÇAR NUM PERCENTUAL RAZOÁVEL DE PACIENTES UMA FREQUÊNCIA DIÁRIA OU QUASE QUE DIÁRIA
ALGUNS PACIENTES ANTES DAS CRISES APRESENTAM ALTERAÇÕES VISUAIS ( VISÃO EMBASSADA, LUZES COLORIDAS OU ATÉ PERDA PARCIAL DA VISÃO ). ESTAS ALTERAÇÕES GERALMENTE PRECEDEM AS CRISES E DURAM POR CERCA DE 30 MINUTOS . AS CRISES PODEM OU NÃO TER FATORES DESENCADEANTES TAIS COMO : DORMIR MUITO, DORMIR POUCO , DORMIR FORA DE HORA , DETERMINADOS ALIMENTOS , CHEIROS FORTES , CICLO MENSTRUAL, EXPOSIÇÃO AO SOL, ESFORÇO FISICO E BEBIDA ALCÓLICA E STRESS EMOCIONAL , DENTRE OUTROS. ESTES FATORES DEVEM SER PARTICULARIZADO PARA CADA PACIENTE .
COMO SE TRATA ENXAQUECA ?EXISTEM DUAS FORMAS DE TRATAMNTO DA ENXAQUECA .
O TRATAMENTO DA CRISE E O TRATAMENTO PREVENTIVO.
NO TRATAMENTO AGUDO SÃO UTILIZADOS DESDE ANALGÉSICOS COMUNS, ATÉ DROGAS MAIS POTENTES COMO OS ANTI-INFLAMATÓRIOS E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS MAIS ESPECÍFICOS COMO AS ERGOTAMINAS E MAIS RECENTEMENTE UM GRUPO DE DROGAS CHAMADAS TRIPTANOS . O TRATAMENTO DEVERÁ SER SEMPRE INDIVIDUALIZADO DE ACORDO COM A INTENSIDADE DA DOR , SUA DURAÇÃO E A INVALIDEZ QUE ELA PROVOCA NESTAS PESSOAS. DEVE-SE SEMPRE RESPEITAR AS CONTRA- INDICAÇÕES DESTES MEDICAMENTOS .
O TRATAMENTO PREVENTIVO CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE DROGAS QUE IMPEDEM QUE O PACIENTE TENHA CRISES .
SÃO MEDICAMENTOS DE USO DIÁRIO, PRESCRITOS POR UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE CERCA DE 60% DOS PACIENTES QUE SE SUBMETEM A TRATAMENTO PROFILÁTICO APRESENTAM MELHORA CLÍNICA. OCORRE DIMINUIÇÃO DA FREQUÊNCIA, DA INTENSIDADE E DA DURAÇÃO DAS CRISES. ALÉM DO FATO QUE OS EPISÓDIOS DOLOROSOS QUE OCORREM NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO SEREM GERALMENTE DE MENOR INTENSIDADE E MAIS RAPIDAMENTE RESOLVIDAS .
TODA ESTA EXPLICAÇÃO SE PRENDE AO FATO QUE UMA PARCELA NÃO DESPREZÍVEL DE PACIENTES, EM VIRTUDE DE SUAS CRISES FREQUENTES, ACABAM FAZENDO USO ABUSIVO DE MEDICAÇÃO ANALGÉSICA, PERPETUANDO SUAS CRISES E IMPEDINDO QUE ELAS DESAPAREÇAM POR COMPLETO. ESTES MEDICAMENTOS TOMADOS EM DEMASIA TAMBÉM PODEM SER RESPONSÁVEIS A MÉDIO PRAZO POR EFEITOS COLATERAIS GRAVES NOS SISTEMAS RENAL E HEPÁTICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário