Um programa inovador, diferente e voltado para o público de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças. O popUP existe desde 2010 e nasceu da vontade de alguns alunos do Curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Começou como um projeto experimental, mas ganhou força e personalidade própria ao longo do tempo.
Era um formato voltado para TV, no começo, mas sem ter um canal concreto para veiculação, migrou para a internet. Por linhas tortas, de tentativa e erro – e aprendizagem – o PopUp achou seu primeiro nicho de audiência, se consolidou e amadureceu na web.
O primeiro acerto foi a escolha do casal de apresentadores, Martha Grill e Marcelo Gafanha. Ela, aluna de Licenciatura em Teatro (UFPel), que com o passar do tempo integrou-se a equipe de produção, e ele, acadêmico de Jornalismo da UCPel que transmitiu o que já havia aprendido de tevê. Em vez de casal telejornal, mais uma espécie de Eduardo & Mônica, interativos, receptivos e afetivos, repartindo experiências e conhecimentos entre si e com a sua audiência.
O nome popUP surgiu da ideia de adicionar sempre informações em formato de popups (aqueles anúncios que saltam na tela do computador quando a gente abre determinadas páginas e que interferem diretamente no conteúdo do site). Para Gomes, a identidade do programa que imaginava era semelhante.
Nesse período veio o convite da TV Câmara para veicular o popUP para nova grade de programação que a emissora planejava. Era uma espécie de volta às origens e, agora, com um veículo “concreto” à disposição. O planejamento levou em conta a experiência adquirida para formatar o projeto que vai ao ar neste final de outubro e cujo foco, agora amadurecido o suficiente, é o registro documental.
A equipe cresceu, modificou-se com o passar do tempo, se aperfeiçoou,e passou a agregar colegas de outros cursos, como os de Audiovisual, Animação e Artes visuais. O novo PopUP vai ao ar todas as semanas, pela TV Câmara, a partir do final de outubro/11, até o final do ano.
“Nossa proposta não é factual, pois já existem outros veículos que fazem isso”, compara Gomes. “Queremos dar vez e voz aos talentos da região, fazer com que nosso público se familiarize com eles num formato ágil e dinâmico que, tenho certeza, não vai aborrecer ninguém.”
Hoje na estreia da nova programação da TV Câmara, o primeiro episodio tem como tema, uma visita a “Casa da Alice”. E no blog a ultima matéria realizada pelo grupo antes da nova fase, uma conversa com o pessoal do cine clube 03.
Em Pelotas, a TV Câmara é captada nos canais 16 da NET e 8 da ViaCaboTV, ou pelo endereço eletrônico www.camarapel.rs.gov.br/tv-camara/tv-camara-ao-vivo.
Texto: Maiane Texeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário